Seminários 2012

SEMINÁRIO “SECURITY AND MARITIME SITUATIONAL KNOWLEDGE” - EN, 10OUT12

10Oct2012

No âmbito do Painel “Systems and Concepts Integration” (SCI) da “NATO Science & Technology Organization”, realizou-se no passado dia 10 de outubro, na Escola Naval, Alfeite, o Seminário Internacional “Security & Maritime Situational Knowledge”. Este Seminário foi uma organização conjunta da AFCEA Portugal e do Centro de Investigação Naval (CINAV), que contou como apoio do Instituto Hidrográfico e o patrocínio pelas empresas Critical Software, EID, ESRI-Portugal e PwC.

Para alem dos 40 membros internacionais do Painel SCI da “NATO Science & Technology Organization”, participaram neste seminário uma centena de pessoas de três comunidades distintas: entidades institucionais, académicas e industria. Nas comunicações e discusão dos temas apresentados pelos oradores, foram partilhadas as necessidades e os desafios sentidos nas suas actividades e apresentadas soluções disponíveis ou em desenvolvimento.

Consulte as comunicações apresentadas

SEMINÁRIO “MODELOS DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DAS CAPACIDADES DE DEFESA” IDN, 29MAR2012

29Mar2012

O Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, o Instituto da Defesa Nacional, a Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, a Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa, a Fundação AIP, a EMPORDEF e a AFCEA Portugal realizaram o Seminário subordinado ao tema “Modelos de cooperação no domínio das capacidades de defesa: desafios e oportunidades”, no dia 29 de Março de 2012, no Instituto da Defesa Nacional.

Este Seminário teve por finalidade principal a análise e o debate da temática sobre “pooling & sharing” e “smart defence”, centrado nos aspectos práticos do interesse nacional, incluindo necessariamente a relevância e dinâmica da dimensão multilateral e regional, bem assim os desafios e oportunidades para a base tecnológica e industrial de defesa nacional.

Assim, tendo em consideração a importância do tema, pretendeu-se que este Seminário constituisse um fórum aberto às Forças Armadas, às instituições governamentais, académicas e de desenvolvimento tecnológico e à indústria.


Consulte as comunicações apresentadas

SEMINÁRIO “SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCO” - IESM, 08 MAR 2012

08Mar2012

A AFCEA Portugal e a IDC Portugal foram os organizadores do seminário intitulado “Segurança e Gestão de Risco”, que se realizou no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), no dia 08 de Março de 2012.

O objectivo deste seminário foi contribuir para o desenvolvimento e implementação de estratégias que optimizem os processos financeiros e de negócio das entidades e empresas associadas, nas seguintes perspectivas: Segurança e Gestão de Risco; Protecção de Activos; Adopção de Novas Tecnologias.

Consulte as comunicações apresentadas.

Relatório do Seminário (PDF)

e-mail