Seminários 2013

Seminário “Cloud Computing: A Segurança da Informação” - Covilhã, 04 DEZ 2013

04Dec2013

O Seminário “Cloud Computing: A Segurança da Informação”, organizado pela AFCEA Portugal, com o apoio da Portugal Telecom (PT),  realizou-se no dia 4 de dezembro no auditório da Data Center da PT, na Covilhã. Este evento contou com cerca de 90 participantes, maioritariamente do Ministério da Defesa, incluindo o EMGFA e os três ramos das forças armadas, que testemunharam a importância do tema debatido e o interesse em visitar este novo Data Center da PT.

Consulte aqui o programa do Seminário 
Consulte as comunicações apresentadas

Encontro sobre Sistemas Aéreos Pilotados Remotamente (RPAS) - AFA, 15 OUT 2013

15Oct2013

O Encontro Técnico-Profissional sobre Sistemas Aéreos Pilotados Remotamete (RPAS) organizado pela AFCEA Portugal, com o apoio da Força Aérea, da DGAIED do MDN e da DGIE do MAI, realizado no passado dia 15 de outubro, na Academia da Força Aérea, em Sintra,  contou com cerca de 120 participantes que testemunharam o interesse do tema e a elevada qualidade das apresentações e intervenções no evento.

Este encontro teve como objetivos: criar sinergias para uma linha de ação estratégica coordenada entre utilizadores, investigadores e indústria; e debater, com as instituições governamentais, forças armadas, forças e serviços de segurança, proteção civil, centros de investigação e empresas, as potencialidades dos sistemas RPAS para operações ISTAR e de Proteção Civil em território nacional.

No período da tarde, foram efetuadas demonstrações de voo na Base Aérea N.º 1, testando as Capacidades dos RPAS desenvolvidos pela indústria e pelos centros de investigação.

Consulte aqui o programa  

Consulte as comunicações apresentadas

Síntese Conclusiva (PDF)

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CIBERSEGURANÇA - GNS, 12 SET 2013

12Sep2013

A AFCEA-Portugal, o Gabinete Nacional de Segurança (GNS) e a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa,  realizaram no dia 12 de Setembro de 2013 o Seminário Internacional subordinado ao tema “Cyber Security: An Action to Establish the National Cyber Security Center”.

O objective deste Seminário foi promover o debate para a criação do Centro Nacional de Cibersegurança e a sua articulação com as infra-estruturas críticas e empresas.

Neste evento, que contou com cerca de 140 participantes, interviram especialistas internacionais e representantes do CEGER, do MDN e do MAI , tendo sido apresentados os temas: perspetiva internacional, abordagem nacional, visão de governação e soluções tecnológicas.

Consulte as comunicações apresentadas

SEMINÁRIO “SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE RISCO” - IESM, 23 MAI 2013

23May2013

A AFCEA Portugal e a IDC Portugal foram os organizadores do seminário intitulado “Segurança da Informação e Gestão de Risco”, que se realizou no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), no dia 23 de maio de 2013.

O principal objectivo deste seminário foi abordar as estratégias e os temas atuais mais relevantes na segurança de informação, incluindo: virtualização e cloud computing; gestão de acessos e identidade; riscos e ameaças associados à mobilidade; prevenção de perda de dados; gestão de risco, continuidade de negócios e recuperação de desastres.

Consulte as comunicações apresentadas

Relatório do Seminário (PDF)

SEMINÁRIO “IMPORTÂNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA BTID NACIONAL”, 25 JAN 2013

25Jan2013

A AFCEA Portugal, o Centro de Estudos EuroDefense-Portugal e AIP-CCI realizaram o Seminário subordinado ao tema “A IMPORTÂNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA BASE TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL DE DEFESA NACIONAL”, no dia 25 de janeiro de 2013, na Sala dos Presidentes da AIP.

Este Seminário, que contou com mais de uma centena de participantes, constituiu um fórum aberto que incluiu Forças Armadas,  instituições governamentais, académicas e de desenvolvimento tecnológico e indústria, para .uma melhor coordenação entre estes agentes e o desenvolvimento de estratégias de internacionalização da BTID nacional.

O principal objectivo deste Seminário foi proporcionar um amplo debate sobre a problemática da internacionalização das empresas nacionais relacionadas com segurança e defesa, nomeadamente as Pequenas e Médias Empresas (PME), nas seguintes perspectivas: os apoios e incentivos institucionais, dando especial relevo à diplomacia económica; o papel fundamental das associações industriais e empresariais; as oportunidades de negócio no âmbito da cooperação multinacional, NATO, Europeia e dos PALOP; a visão estratégica das empresas nacionais face aos imperativos e desafios da internacionalização.

No Seminário foi distribuído o CD ‘Portugal Industries and Logistics for Defense 2013’, publicação do MDN, cuja 2ª edição foi teve o apoio da AFCEA Portugal

Consulte as comunicações apresentadas

e-mail