Seminários 2014

Seminário “Cibersegurança: Questões Tecnológicas e Implicações Legais”- 02JUL2014

02Jul2014

O Seminário que se realizou em 02JUL14 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), foi organizada pelo Centro de Investigação Jurídica da respetiva Faculdade, Escola Naval, Instituto Superior Técnico (IST) e AFCEA Portugal. O evento debateu os temas relevantes relacionados com a segurança de informação e o direito no ciberespaço, pretendendo cimentar as bases para um diálogo eficaz entre os diferentes intervenientes destas matérias: utilizadores, técnicos e juristas.
Foram abordados ao longo das 4 sessões do evento questões sobre os procedimentos de gestão de informação, a tecnologia e as suas bases científicas e o direito no ciberespaço, tendo em conta a multidisciplinaridade do tema e as diferentes áreas de formação e atuação dos seus profissionais.

Consulte o Programa

Consulte as comunicações apresentadas

Síntese Conclusiva(PDF)

Seminário “Segurança de Informação e Gestão de Risco na 3ª Plataforma”, IESM - 22 MAI 2014

22May2014

No dia 22 de maio de 2014, realizou-se no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), o seminário “Segurança de Informação e Gestão de Risco na 3ª Plataforma”, organizado pela AFCEA Portugal e a IDC Portugal..

O principal objectivo deste Forum foi abordar a forma como as organizações nacionais devem reequacionar as suas estratégias de segurança e gestão de risco, face ao novo paradigma tecnológico baseado na cloud, na mobilidade, em tecnologias de big data e de social business.

A Autoridade Nacional de Segurança apresentou uma comunicação sobre “O Centro Nacional de Cibersegurança”, fazendo o ponto da situação sobre o seu levantamento.

Este evento contou com a participaram um elevado número de participantes, oriundos de organizações institucionais, militares,  forças e serviços de segurança e empresariais, que testemunharam o interesse e a oportunidade do tema.

Consulte as comunicações apresentadas

Relatório do Seminário

Seminário “PMEs de defesa: desafios e oportunidades” 29 ABR 2014

29Apr2014

Em 29 de Abril de 2014, a AFCEA Portugal organizou, com a Associação Industrial Portuguesa, a EuroDefense-Portugal e a Universidade Lusófona, um seminário que se realizou em Lisboa, num auditório dessa Universidade, sobre a importância das pequenas e médias empresas (PMEs) no mercado de defesa e segurança.

Este evento contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, que presidiu a sessão encerramento, e com a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dra Berta Cabral, que presidiu à sessão de abertura. 

O principal objetivo deste Seminário foi proporcionar um amplo debate sobre o fortalecimento e manutenção da competitividade e eficiência da base industrial e tecnológica de defesa europeia, nomeadamente as PMEs, tendo em consideração as novas políticas que o Conselho Europeu difundiu para fomentar o mercado de defesa e segurança.

Foi distribuído o CD ‘Portugal Industries and Logistics for Defense Catalogue’, publicação da DGAIED do MDN, atualizada em 2014 e impressa com o apoio da AFCEA Portugal.

Consulte as comunicações apresentadas
Síntese Conclusiva

Seminário “ID&I para um futuro sustentável das atividades marítimas”-11 MAR 2014

11Mar2014

A AFCEA Portugal, com o apoio da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), realizou no passado dia 11 de março, no auditório do Centro de Controlo do Tráfego Marítimo do Continente (CCTMC) - VTS, em Paço de Arcos, um seminário sobre “ID&I para um futuro sustentável das atividades marítimas”.

Este evento, que pretendeu contribuir para o reforço da capacidade científica e tecnológica nacional estimulando o desenvolvimento de novas áreas de ação que promovam o conhecimento do Oceano e que potenciem de forma sustentável os seus recursos, usos e atividades, contou com cerca de 120 participantes e constitui uma excelente oportunidade de troca de informação entre elementos dos departamentos institucionais, militares, centros de investigação e empresas.

Este Seminário, teve como objetivo proporcionar às empresas informação sobre as necessidades operacionais das entidades públicas e privadas que lidam com dados do Mar-Portugal, permitindo-lhes posicionar-se melhor para tirar partido dos diversos programas em curso, tais como o Horizonte 2020.

Durante o evento, realizou-se uma visita ao Centro de Controlo do Tráfego Marítimo do Continente (CCTMC) - VTS. 

Consulte aqui o programa do Seminário

Consulte as comunicações apresentadas

e-mail