“A Transformação Digital e as Tecnologias Emergentes”

07Mar2017

Banner do evento

                   

Consulte aqui o programa da Conferência

Consulte as comunicações apresentadas
(para abrir os ficheiros das comunicações, utilize a password que enviamos por mail aos participantes).

A sociedade em geral está a viver uma profunda transformação digital materializada na utilização das tecnologias digitais de uma forma inovadora, com grande destaque para a computação na nuvem, as redes sociais, a mobilidade, e o acesso à informação em tempo real, potenciando uma tomada de decisão mais fundamentada, ao mesmo tempo que provoca alterações significativas, na forma como pensamos, trabalhamos e comunicamos.

Neste cenário de transformação digital, as Forças Armadas e de Segurança não são exceção.

A utilização de tecnologias de identificação biométrica e de impressão 3D, a exploração de sistemas geoespaciais, o emprego generalizado de sistemas não tripulados, de sistemas autónomos não-letais, de robótica, de armas não cinéticas ou o conceito de Internet das Coisas, são apenas algumas das implicações da transformação digital que irão ter forte impacte no incremento da operacionalidade dos equipamentos e na melhoria da proteção dos combatentes.

No mesmo sentido, os avanços continuados na investigação científica e o desenvolvimento de um significante conjunto de tecnologias emergentes, como a análise preditiva, o machine learning, o data mining, o cognitive computing, as beam technologies, a persistent intelligence, os smart tissues ou os wearables já hoje utilizadas em projetos e protótipos, serão fundamentais na caracterização do panorama operacional do futuro.

Certa de que as tecnologias digitais terão uma influência cada vez mais decisiva no planeamento e na condução das operações militares, a AFCEA Portugal entende oportuno organizar uma Conferência Internacional, onde possa ser debatido o futuro (do ponto de vista tecnológico) das forças armadas e de segurança, perante a transformação digital que todos estamos a viver.

São objetivos da Conferência:
1. Debater a transformação digital e as suas implicações nos vários setores da sociedade com enfoque na defesa e segurança.
2. Debater as tecnologias emergentes e as suas implicações na condução das operações militares no futuro. 
3. Conhecer a situação das forças armadas e de segurança em Portugal, relativamente ao conhecimento da transformação digital e da utilização das tecnologias emergentes.
4. Conhecer a apetência das entidades do sistema científico e tecnológico e em especial dos centros de I&D, relativamente ao desenvolvimento de projetos envolvendo tecnologias emergentes.
5. Conhecer o grau de preparação da indústria, relativamente ao apoio à transformação digital e ao desenvolvimento de projetos envolvendo tecnologias emergentes.

Destinatários da Conferência:
    Dirigentes do MDN e do MAI;
    Chefias Militares e das Forças de Segurança;
    Oficiais Superiores com funções operacionais e técnicas;
    Empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação;
    Público em geral.

Apoiantes Institucionais:
    Ministério da Defesa Nacional (MDN)
    Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA)
    Ramos das Forças Armadas

                            Marque na Agenda
                                07 Março 2017
                        Conferência Internacional
“A Transformação Digital e as Tecnologias Emergentes”

e-mail