História da AFCEA

A AFCEA - Armed Forces Communications and Electronics Association foi fundada nos Estados Unidos durante o ano de 1946, com o objectivo de constituir um fórum privilegiado de encontro e debate, entre as Forças Armadas, a Indústria e os Órgãos de Investigação e Desenvolvimento no âmbito da sua actividade e no cumprimento dos requisitos de Defesa.

A AFCEA expandiu-se rapidamente pelos Estados Unidos, Canadá, Europa e, em menor grau, no resto do Mundo.  No presente, a Associação alargou o horizonte da sua actividade e é designada por “Association for Communications, Electronics, Intelligence and Information Systems for Professionals”.

A AFCEA está organizada em Regiões, que por sua vez estão divididas em Capítulos (“Chapters”) que são a essência da Associação, onde estão inscritos os associados - Individuais e Empresas - conhecidos pela sigla AFCEA seguida do nome do local (País, Região ou Cidade). Exemplos: AFCEA Portugal, AFCEA Hungria, AFCEA Washington, etc.

A AFCEA Internacional, que dirige e coordena toda a Associação, tem a base em Fairfax - Virgínia, U.S.A..  Publica uma revista mensal designada “Signal”, de elevado nível técnico e informativo; organiza e apoia simpósios especializados, ao ritmo de vários por mês; promove e organiza cursos e fomenta um grande intercâmbio entre os associados.

O Capítulo Nacional da AFCEA começou a configurar-se no início de 1987, com a visita de dirigentes da AFCEA Internacional, que junto de Engenheiros civis e militares fomentaram o interesse em criar um Capítulo em Portugal.  Esse grupo de técnicos apresentou a sua candidatura que foi aceite pela estrutura internacional.

Os associados iniciais, totalizando vinte e quatro reuniram-se para consagrar a AFCEA Portugal (Capítulo 226) a 31 de Janeiro de 1988, com a presença do Director Geral da AFCEA-Europa.  De imediato a Associação foi estabelecida por escritura pública como Órgão sem fins lucrativos, nem fundos próprios.

e-mail