Ação Preparatória (PA) no âmbito do futuro programa de I&D de defesa europeu

23Mar2017

Teve lugar ter lugar no dia 23 de Março de 2017 nas instalações da AIP na Junqueira em Lisboa uma sessão de esclarecimento sobre o futuro programa de investigação e desenvolvimento (I&D) de Defesa com a presença do Prof. Eduardo Maldonado, Coordenador dos Pontos de Contato Nacional do Horizonte 2020 do Gabinete de Promoção do Plano Quadro, do Major-General Henrique Macedo, Subdiretor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e do Almirante Mário Durão, Presidente da Direção da AFCEA Portugal.

Consulte aqui o programa do evento

No âmbito da Ação Preparatória de um eventual futuro programa de investigação e desenvolvimento (I&D) de Defesa, está prevista uma primeira fase de candidaturas de projetos a ter lugar a curto prazo. Os desafios para a concretização de cada uma das fases desta Ação são imensos, tendo por objetivo testar os procedimentos de gestão do processo e que, caso sejam bem-sucedidos, constituirão a referência para o programa de I&D de defesa integrado o próximo Multiannual Financial Framework (2021-2027) da Comissão Europeia.

Este evento contou com 75 participantes e constituiu uma excelente oportunidade para dar a conhecer o ponto de situação da evolução deste processo e dos aspetos que se consideram mais relevantes para as entidades nacionais do sistema científico, tecnológico e industrial que pretendam vir a candidatar-se à Ação Preparatória.

Foram efetuadas as seguintes apresentações:

H2020‐Security e a participação nacional - Engº Fernando Carvalho


Ação Preparatória do Programa de I&D - CFR Luís Arsénio


A participação das Forças Armadas nos programas comunitários de I&D - CTen João Fidalgo Neves

e-mail